A quarentena deixou muitas igrejas sem os cultos presenciais, mas os pastores se mantinham alertas na internet para continuar a caminhada com os cristãos. Mas o que acontece quando a igreja na Síria tem autorização para retomar as atividades presenciais, mas o pastor continua isolado na Alemanha?
O pastor Abdallah Homsi sabe a resposta e mostra como isso é possível com um pouco de criatividade, tecnologia e disposição dos cristãos em ajudar.
Há quase três meses, o líder cristão tenta administrar os assuntos relacionados à igreja e família à distância. Na ausência dele, Ibrahim* representa o líder na congregação. Eles mantêm contato virtual diário.
“O pastor Homsi participa de nossas reuniões privadas on-line para dar a opinião dele. Nos cultos, na maioria das vezes, eu faço os sermões. Decidimos juntos quem faz o quê”, explica Ibrahim.
A igreja tem se reunido duas vezes por semana, e os cultos com cristãos ex-muçulmanos e curdos também voltaram a acontecer.
“É muita pressão para eu ser subitamente encarregado de tudo. Especialmente porque devo organizar meu tempo entre meu trabalho, família e igreja. Mas, pela graça de Deus e pela ajuda do conselho de presbíteros, estou conseguindo fazer isso”, revela o braço direito do pastor Homsi.
Para participar da rotina da família, o pastor Homsi também estreitou o contato virtual com a esposa Aghna.
“Como família, sentimos tanto a falta dele. Conversamos todos os dias, fazemos devocionais juntos, lemos a Bíblia e oramos a Deus para intervir e abrir as portas para que ele possa voltar”, testemunha a cristã.
Os filhos do pastor também intercedem para que possam abraçar o pai em breve. “As crianças perguntam por ele e se questionam quando estará de volta. Sentei-me com nosso filho Joseph, de 11 anos, e nossa filha Camellia, de 14, e expliquei por que eles não podem ver o pai agora”, conta Aghna.
Apoie os cristãos na Síria!
A covid-19 teve um forte impacto na vida dos cristãos sírios, já que eles ainda estão se recuperando das consequências de uma guerra.
Fortalecer os irmãos e irmãs que permanecem no país é uma missão da igreja de Cristo. Seja canal do amor de Deus na vida dos que estão necessitados de alimentos e artigos de higiene.
*Nome alterado por segurança.