Jovem Interativo

JOVEM INTERATIVO – Rompendo Limites pela Fé!

Banda HIBERNIA – Entrevista

Banda HIBERNIA – Entrevista
outubro 23
18:40 2011

           

 Se você gosta de bandas como PalavrAntiga e Tanlan, você não pode de deixar de conhecer a banda HIBERNIA que trás uma nova sonoridade com letras poéticas e profundas. Banda que teve inicio de sua estrada em meados de 2006 e esta inserida nessa nova safra de bandas cristãs independentes e que estão dando uma nova cara a música brasileira como um todo. Logo a baixo uma entrevista com o carismático vocalista Renato Santana que falou com a gente sobre a banda, a cena de musica cristã, a visão dos membros do grupo e sobre os futuros projetos do grupo.

 

SKYROCK – Quantos membros há na banda, o nome de cada um dos integrantes e o quer cada um faz?

Renato Sant. – Somos Quatros membros oficias e um “freelance“ que é o Ivan que é baixista que ta segurando a onda ai pra gente, porque nosso antigo baixista o Alessandro saiu da banda. Então hoje é oficialmente quatro intrigantes, eu, Renato Santana nos vocais, tem o Davi nas guitarras, Richard Lima nos pianos e teclados, e Marcelo na bateria.

SKYROCK – Quero parabenizar os músicos, vocês são muito “feras” o baterista transmite uma energia pulsante (risos):

Renato Sant. – ele e o cabelo dele, è tipo Sanção, ele sem aquele cabelo não é nada! (Risos)

 

SKYROCK – Como foi o surgimento da banda, como foi que aconteceu?

Renato Sant. – Teoricamente a banda surgiu a mais de quatro anos atrás, nessa formação não tinha a maioria dos caras que tem hoje, da formação atual só tinha eu e o Richard, surgiu na idéia de montar uma banda, de fazer um som diferente, um som descomprometido com dogmas, com religiosidade. Agente gosta de Deixar bem claro que o HIBERNIA não tem nenhum compromisso com o mercado gospel, mas o HIBERNIA é uma banda cristã, formada por pessoas que amam a obra de Deus, mas não somos uma banda gospel. E a banda surgiu com essa idéia, inicialmente tocamos por um ano e meio e a banda parou. Um dia o Marcel falou; vamos voltar com o HIBERNIA?! Quando a banda voltou, voltamos com essa formação só que invés do Ivan no baixo era o Alessandro. E começamos a tocar e ai aconteceu um monte de coisas que é uma historia longa depois eu conto pra vocês. (risos)

 

SKYROCK – Acho que essa pergunta se vocês não enjoaram espero que enjoe (risos), Por que isso vai ser sinal que vocês estarão ficando famosos: porque “HIBERNIA”?

Renato Sant. – Essa é a pergunta que a gente já enjoou há muito tempo (Risos Geral), mas a gente tem o maior prazer em responder, HIBERNIA faz alusão à Irlanda. A Irlanda é um país que tem grandes talentos intelectuais musicas e tal. A gente estava assistindo um DVD de Michael W. Smith em comemoração na época aos seus vinte anos de carreira, inclusive eu tive a oportunidade de conversa com ele quando ele esteve aqui no estado (Sergipe) e dá um cd da banda a ele, participei da coletiva com ele, muito bacana. E eu falei pra ele que o nome da banda surgiu depois que agente assistiu o DVD dele, quando ele tocava uma musica chamada HIBERNIA que possui até gaita de folen do cd Freedon que é um disco instrumental. Depois pesquisamos e vimos que se tratava da Irlanda (Até então nãos se sabia) que faz relação com coisas que a gente gosta como C.S. Lewis, Bono Vox e ai vai…

 

SKYROCK – Você falou que não estão inseridos no mercado gospel, mas vocês são membros de igrejas, quais?

Renato Sant. – Estamos todos comprometidos com o evangelho, com a palavra de Deus, a maioria dos membros da banda participa do ministério de louvor da Igreja que é a comunidade Presbiteriana de Aracajú, todo mundo é de lá inclusive o guitarrista e o baterista são irmãos e filho do pastor da igreja que apóia muito nossa visão.

 

SKYROCK – Uma coisa que nos chama atenção em relação a outras bandas da região é que vocês buscam fazer algo novo, o que eu vejo quando escuto o HIBERNIA é influencia de rock inglês, talvez uma pitada de Coldplay aqui ou ali è verdade ou eu estou viajando?

Renato Sant. – Completamente verdade (risos), inclusive nós viemos escutando o novo CD do Coldplay, o cd novo deles veio muito bom. Talvez o Coldplay e Keane sejam duas das bandas que mais influenciou a gente. Mas tem mais como Switchfoot, Delirios? MuteMath, Leenland, A silent Film, Snow Patrol e por ai vai…

 

SKYROCK – O que vocês acham da nova cena de musica independente evangélica que está surgindo agora tão como:  Helvio Sondré, PalavrAntiga, Eduardo Mano,Lucas Souza e outros:

Renato Sant. – Primeiro que agente fazer justiça é muito importante aos pioneiros dessa nova cena, sempre teve gente que vazia musica bacana na igreja, independente de gravadora, mas os pioneiros dessa onda é o Aeroilis foram os primeiros a abrir as portas nesse sentido. Eu acho fantástico que não se preocupava com o que vinha acontecendo com a cena da musica cristã, que estava se definhando, se deteriorando até chegar a um estado lastimável e surgiram novas bandas e agora a gente pode respirar porque ainda tem gente que faz musica desprovido de segundos interesses.

 

SKYROCK – Outro dia eu estava pensando exatamente nisso, porque essa safra não surgiu do nada. Estava escutando o Brother Simion, ele já vinha fazendo esse som já faz um tempo.

Renato Sant. – A diferença que essa galera de hoje, primeiro tem um conteúdo mais elaborado e uma liberdade poética muito maior o Brother apesar de ser um cara genial pioneiro e tudo mais sempre teve o compromisso de falar do evangelho com a linguagem dos evangélicos mesmo descolada com aquele negocio de brother e tal e hoje não, as pessoas fazem poesia, arte cristã independente dos paradoxos e paradigmas as coisas simplesmente fluem.

 

SKYROCK – A revista Veja em uma edição que falou sobre uma suposta reforma protestante falou também de uma suposta reforma protestante no meio da musica cristã você acha que realmente esta acontecendo essa reforma?

Renato Sant. – Eu não acredito que esteja acontecendo uma reforma espiritual generalizada, eu acredito em reforma espiritual pessoal, cada indivíduo que encontra a Cristo tem oportunidade de fazer uma reforma geral na “casa” para transforma o próprio coração e alcançar vida eterna pessoalmente. O que está havendo é uma reforma ideológica e cultural que é extremamente necessário no contexto cristão pra essa liberdade de nos expressarmos com todo tipo de arte, com todo tipo de poesia. A gente tem visto eventos incríveis como: “O som Do Céu” que rola lá em BH, “Nossa Musica Brasileira” se eu não me engano que acontece no interior de São Paulo. Então é assim há de verdade uma reforma, mas ela é mais cultural e ideológica do quer espiritual. Porque a espiritual nunca parou de acontecer mesmo de quando Cristo veio para morrer e remir nossos pecados vem acontecendo reformas diárias nas vidas de milhares de pessoas.

 

SKYROCK – Fale um pouco sobre o CD do HIBERNIA, “A vida como ela era”.

Renato Sant. – È um disco de Britpop brasileiro, com uma pitada de MPB, somos uma banda de rock nacional e o disco foi produzido pela banda HIBERNIA musicalmente e toda a produção, mixagem e a masterização ficou com um grande amigo nosso amigo Jonatan oliveira vocalista da banda de new metal – Satélite.

 

SKYROCK – Vocês falaram que estão preparando um cd novo e tal?

Renato Sant. – O que acontece é o mesmo processo do anterior a gente não marcou uma data, quando a gente viu que estava bom, gravamos e isso passou um ano a dois anos. Estamos compondo musicas novas já temos seis ou sete musicas prontas e daqui um tempo quando estiverem fechado umas dez estaremos gravando um novo cd.

 

SKYROCK – Quais são os planos futuros da banda?

Renato Sant. – Lançar um novo cd cheio de elementos analógicos e timbragens maluca, cada vez mais descompromissado com a musica pop. E depois fazer mais e mais shows! E se casar e ter muitos filhos (risos)

 

SKYROCK – Manda uma palavra pra todos que curtem a banda.

Renato Sant. – Continuem escutando rock end roll, continuem procurando as boas bandas cristãs do Brasil. Continuem mantendo o foco, mantendo a fé e sigam a banda no twitter(Risos) @Bandahibernia.e seus integrantes, @davidargolo @MarcelArgolo @richardhibernia e @renatosantanas (risos)

 

 Por: Jaflety Pedro

 

 

 

6 Comentários

  1. Hervan Sostenes
    Hervan Sostenes outubro 24, 16:14

    Os kras tem qualidade musical. se tiverem oportunidade decolam, quanto a matéria, li a entrevista, mas não entendi. É uma Banda Cristã e não é uma banda Gospel? o que é ser uma banda cristã? acho que é porque fala de Cristo não é? Então caso encerrado. Não acho nada relacionado com a comparação do PALAVRANTIGA. Outro caso que me chamou a atenção foi “BRITPOP brasileiro”? (risos) Nota-se uma influencia dos arranjos do Keane de quem conhece bem, mas BRITPOP brasileiro? meio estranho. Diga Logo MPB ROCK, fica mais legítimo.

    Responder Comentário
  2. JAFLETY PEDRO
    JAFLETY PEDRO outubro 24, 22:43

    - BOM, sabado estaremos passando o audio dessa entrevista no nosso programa, e ai tenho certeza que você ira enteder muito mais! Acredito que quando ele falou que era uma banda cristã estava se referindo ao caso que todos são membros de uma igreja evangelica e quando disse que não era uma banda gospel era por não fazer parte desse mercado e tal mesmo trazendo uma palavra de liberdade, paz, cristo, salvação – por mais que subjetiva. uma visão muito parecida quem sabe com a da banda Catedral. e quando comparei eles com o Palavrantiga, Tanlan estava me referindo a maneira de linguagem e da novidade sonora e a postura que eles tem na musica tanto no meio cristão como no meio secular!

    Responder Comentário
  3. Cláudio
    Cláudio outubro 25, 20:49

    Caro, Hervan Sostenes.

    quando dizem “Brit pop” estão tratando da sonoridade, não da procedência, você querer que eles deixem de chamar o som deles de sonoridade Britânica de Brit é o mesmo que querer que uma banda Britânica que faz bossa nova não chame seu som de bossa nova porque eles não são do Brasil, no caso, mesmo sendo feita por Britânicos, continua sendo Bossa nova, não é?

    Responder Comentário
  4. Cláudio
    Cláudio outubro 25, 20:55

    …continuando

    e o fato de serem cristãos, mas não gospel é ainda mais simples de entender. Gospel hoje diz respeito a um grupo de artistas que escreve determinado tipo de letras, vende pra determinado grupo mercadológico, conhecido como evangelico. bandas como a Hibernia, Switchfoot, Sixpence, Tanlan e afins não se prendem a esse público, não possuem compromisso com dogmas, religiões ou instituições, elas são bandas formadas por gente Cristã que canta a vida, nesse caso, inclusive, a própria fé em Cristo Jesus, mas também seus sentimentos diversos, tocam em casas de shows não religiosas e seguem a vida.

    Responder Comentário
  5. anonimo
    anonimo novembro 11, 09:02

    Essa banda é muito ruim…. kkkkk, poxa entrevista bandas melhores!!n Os caras não sabem nem dar entrevistas…comedia pura… entrevista banda mais legal, rock mais legal….

    Responder Comentário
  6. Isaque de Araújo Oliveira
    Isaque de Araújo Oliveira setembro 02, 14:10

    Hibernia para mim foi uma boa resposta aos meus anseios. Assim que ouvi-los me senti muito bem, ainda havia esperança para sentimento do mundo sem excluir a fé cristã. Assim como o palavrantiga a Banda Hibernia me cativou, porque canta a existência, porque a vida é um tanto mais ampla do que um gueto cultural denominado evangélico gospel, que reduz a vida em termos secular e profano, quando Deus abençoou sua criação, e embora o estrago tenha sido feito por um fruto, uma serpente, um homem e uma mulher a criação não deixou de ser divina, e quando se olha por esse viés percebe-se a riqueza que vida tem, porque ainda brilha, mesmo que seja brilho de Lua, fraquinho em relação ao Brilho do Sol. Mas eu sei que em esplendor as coisas irão se tornar, mas até não venha existem arautos do céu que proclama tais verdades por meio de sua arte olhando para o detalhe, o trivial, o cotidiano e que se tem aí na vida.
    Parabéns Hibernia.

    Responder Comentário

Escrever Comentário

<