Jovem Interativo

JOVEM INTERATIVO – Rompendo Limites pela Fé!

Jubileu de Ouro da Igreja Assembleia de Deus em Lagarto-SE

Jubileu de Ouro da Igreja Assembleia de Deus em Lagarto-SE
abril 29
14:21 2012

Em Novembro de 1961 o irmão Antônio Bispo dos Santos veio para Lagarto a mando do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), órgão federal onde trabalhava. Como não havia Igreja Assembleia de Deus no município, o mesmo frequentou por uns meses a Igreja Presbiteriana do Brasil. No ano de 1962 o irmão Bispo conheceu um irmão da Assembleia de Deus de Cícero Dantas, que acabara de mudar-se para Lagarto, e começaram a se reunir em sua residência, na rua Dr. Josias Machado, nº14, para realização dos cultos.

Nesse ínterim o Pastor Adebaldo Vieira Leite, que era evangelista na cidade de Simão Dias, passou a visitar os irmãos, a convite do irmão Bispo. No final do ano de 1962 já havia 12 membros, inclusive, a irmã Josefa Pinto  acabara de mudar-se da Presbiteriana para Assembleia,  no mesmo período em que a família retornara para Cícero Dantas, levando o irmão Antonio Bispo a alugar um local para a realização dos cultos na mesma rua.

O irmão Bispo junto com o Evangelista Adebaldo visitava os povoados fazendo o trabalho de evangelismo, andando quilômetros a pé para levar o evangelho.

Ainda no ano do pastorado do irmão Adebaldo Vieira Leite chegou á cidade, proveniente do Paraná, o irmão Francisco Alves Santana (que após uns anos foi consagrado a pastor) que muito cooperou no trabalho do Senhor, neste campo. Nesse período iniciou-se o trabalho na Mariquita com a colaboração do irmão Severiano que lá residia, e logo após houve a conversão do Irmão Torquato e sua família.

Em 1965 o pastor Adebaldo foi substituído por Manoel Lima e em 1966, por resolução da Convenção Estadual, Lagarto passou a ser a sede do campo, estendendo-se por vários povoados e municípios circunvizinhos.

Em 1967 o Pastor Manoel Lima foi substituído por Manoel Avelino de Lima, que num curto espaço de 11 meses iniciou a construção do templo num terreno doado pela prefeitura local, na gestão do prefeito Rosendo Ribeiro Filho, com registro passado no cartório do 1º ofício da cidade. Infelizmente, o templo não pode ser construído naquele local, pois o sucessor do prefeito Rosendo, ao saber da doação feita à igreja, e quando a construção já estava em andamento, resolveu embargar a construção e os esforços daqueles irmãos foram perdidos.

Com a chegada do Pastor Manoel Cavalcante por volta de 1968 a igreja mudou para a Rua Ascidino Garcez. E mais Tarde com a chegada do Pastor Aniator Nery dos Santos a este campo, os irmãos se reuniram na Av. Zacarias Júnior, 320. Depois compraram um terreno na Av. Contorno esquina com Av. Augusto Franco e imediatamente iniciaram a construção do templo que media 9m x 20m. Ainda com o Pastor Aniator Nery dos Santos foi iniciado o trabalho do Senhor na Colônia Treze, com a inauguração do templo na congregação e o início da construção dos templos do povoado Brasília e da Mariquita.

Em 1970, o Pastor Jaime Mota assumiu a direção do campo, ocorrendo então a separação de Simão Dias por decisão da convenção estadual. Ele intensificou o Trabalho na Colônia Treze como também na zona do Açu e Brasília e mudou a Igreja para o templo atual na Av. Contorno.

Em 1978, assumiu o Pastorado o irmão Elísio Alves Palma, vindo da Bahia, inaugurou os templos do povoado Brasília e da Mariquita e em 28 de Outubro de 1979 inaugurou o templo Sede. Passou novamente o trabalho para o pastor Aniator Nery no dia 31 de janeiro de 1980.

Em 05 de Janeiro de 1989 o irmão Bispo foi consagrado a Pastor na cidade de Salgado pelo Pastor Presidente da convenção estadual José Rodrigues Sobrinho, na reunião de oração dos obreiros de estado de Sergipe.

Em 05 de agosto de 1985, o pastor Aniator Nery, passa o trabalho para o pastor Hermenegildo vieira de Santana, que ao chegar vê a necessidade de construir um templo maior, pedi a direção de Deus e com receio que alguém comprasse o terreno que ficava vizinho ao templo tem a preocupação de comprar – lo, e com a venda da linha telefônica da igreja consegue esse feito. Após quatro anos louvando a Deus nessa cidade ele é transferido para Maruim e passa a liderança para o pastor Luiz Pereira dos Santos que assume em janeiro de 1989.

Em 28 de Fevereiro de 1993 o pastor Hermenegildo é transferido outra vez para Lagarto e sob a sua liderança em 15 de janeiro de 1995 começa a reforma do templo reformado também a casa pastoral.

Reformou a congregação do Pov. Jenipapo e da Mariquita onde também construiu a casa pastoral, no Pov. Brasília reformou o templo deixando-o maior. Inaugurou a congregação do Pov. Campo do Crioulo, e comprou uma casa no Bairro Estação onde hoje é a congregação e construiu uma congregação na Gustavo Hora. Deu inicio a construção do templo do povoado Açu, no terreno doado pela Irmã Maria Sobral. Trocou o carro usado por um 0 km.

Em Janeiro de 2005 o pastor Hermenegildo é transferido para Itaporanga d’Ajuda, passando a liderança da igreja de Lagarto para o pastor Antônio Bezerra dos Santos. Neste mesmo período houve a separação da Congregação da Colônia Treze com o campo de Lagarto tornando se emancipada. Sob sua liderança terminou e inaugurou o templo da congregação do Açu, inicio o trabalho de evangelismo no Assentamento Che Guevara com a ajuda do irmão José Raimundo fez compra do terreno para construção do templo.

            Em 30 de maio de 2009 o Pastor Antonio Bezerra passa a direção da igreja para o pastor Milton Aparecido. Nesse período houve a emancipação do Campo da Brasília, Jenipapo e Açu. No seu pastorado ele terminou o templo do assentamento, comprou e reformou a congregação do Quilombo, reformou a casa pastoral, e realizou a atual reforma do templo.

O campo hoje possui três pastores

Presidente: Pr Milton,

Pr Antônio Bispo

Pr. José Batista com a direção do trabalho na Mariquita

1 evangelista : Paulo César

8 Presbíteros: Pb. José Alves, Pb. Gilvan, Pb. Euclides, Pb. Xavier, Pb. Samuel, Pb. Eraclito, Pb Agrinaldo, Pb. Milton Coroa

E 3 Diáconos

Possui 6 congregações Estação, Assentamento, Gustavo Hora, Quilombo, Crioulo, Mariquita.

JUBILEU para o mundo cristão não significa apenas compor cinqüenta anos de existência, mas também relembram outros aspectos relatados na Bíblia como instrução ou mandamento de Deus para seu povo. Uma contagem do tempo que ao se completar trazia novidade de vida e libertação. Levíticos, Capítulo 25 “Também contáras sete semanas de anos, sete vezes sete anos,” de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então no sétimo mês, aos dez do mês, farás soar fortemente a trombeta, no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra. Santificareis o quinquagésimo ano, e proclamareis liberdade na sua possessão, e cada um de vós voltará a sua família. O quinquagésimo ano vos será jubileu; não serareis nem segareis o que nele nascer de si mesmo, nem colhereis as uvas das vinhas não podadas. Pois é jubileu, santo será para vós; o produto do campo comereis. Neste ano do jubileu tornareis cada um à sua possessão”.

Júbilo quer dizer alegria e Jubileu tempo de celebrar, tempo de festa na alegria do Senhor. Era considerado um ano de resgate. Nele eram observados preceitos tais como: repouso da terra e descanso dos trabalhadores, liberdade de escravos, instituição de normas que regularizassem a negociação de propriedades; resgate de propriedades das famílias; dívidas anuladas e outras mais. O Jubileu lembrava Deus por Cristo Jesus, o libertador.

A Bíblia diz que Deus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”. E foi exatamente isso que Deus fez a semente frutificou de forma poderosa, pois nosso Deus conhecia a terra que lançou a preciosa semente. E com a ajuda de Deus a Igreja Assembleia de Deus foi capaz de desenvolver e construir no decorrer dos anos, sob a coordenação e liderança administrativa e espiritual de adnegados pastores, uma história que nos orgulha, razão de nos sentirmos altamente privilegiados, honrados e felizes.

Estamos jubilosos e alegres por fazer parte desta história, e com as bençãos de Deus por isso estamos aqui agradecendo a Deus  por esses 50 anos de atividades religiosas, sociais e educacionais, desenvolvidas pela Igreja com amor, muita fé, generosidade e dedicação.

A história de uma comunidade, de um povo, é um dos bens mais preciosos de sua cultura. Vamos celebrar com gratidão e alegria o ano do JUBILEU DE OURO de nossa Igreja, pois todos fazem parte dessa história. 

Por Ivna A.Bispo & Elias Souza |Adaptado Por Samuel Souza  Via Portal Jovem Interativo

6 Comentários

  1. Dinha
    Dinha julho 03, 10:07

    OI, meu nome é Marileide de Oliveira Santos.
    Lendo a historia em que vc escreveu, acho que existe um erro!
    pois em 1979 o pastor Elisío Pauma consagrou o primeiro pastor em Salgado
    que foi o pr. Moisés Francisco dos Santos.
    na epoca existia apenas duas familia e uma irmã ja de idade chamada Maria Gama, sendo esta a pioneira na cidade de Salgado.
    Pr. Moisés tinha na epoca 7 filhos, e sua esposa Marluce Barbosa de Oliveira
    Santos estava gestante.
    Na epoca não havia igreja, e os cultos eram realizado na sala da sua casa.
    a primeira igreja foi construida pelo mesmo, em 1982.
    Este permanceu na mesma cidade ate o ano de 1990, sendo transferido p/
    cidade de Itabaianha,onde faleceu em 1994.
    portanto existe um erro!

    Responder Comentário
    • Sara Souza Lima
      Sara Souza Lima fevereiro 07, 18:45

      A paz do Senhor Jesus.

      Sou filha do pastor Manoel Avelino de Lima. Nasci em Lagarto época que o meu pai pastoreou. Era característica dele, aonde chegar construir templos.
      Só resta saudades ( in memória 09 de Abril de 2014.)

      Responder Comentário
      • magda Maria
        magda Maria novembro 06, 21:51

        Oi querida Sarah, A Doce Paz Do Senhor Jesus!!! Sou da cidade de Simão Dias onde seu pai Pastoreou no ano de 1968 juntamente com Lagarto. estamos contando a história da igreja e queremos ter em nossos registros as biografias dos pastores que aqui passaram. tem como nos enviar a do seu saudoso pai?

        Responder Comentário
  2. Dinha
    Dinha julho 03, 11:10

    Mas uma coisa! eu nunca ouvir falar sobre este sr. Bispo!
    conheço o pr. Jaime Motta, o pr. Elizio Palma, não sei se estes ainda vivem,
    mas eu fui apresentada na igreja pelo pr. Elizio Paalma.
    Por favor, me refresca a memoria!
    Quem era esse Bispo?

    Responder Comentário
    • Maria Nazaré
      Maria Nazaré agosto 01, 11:01

      Oi A paz do senhor Jesus Cristo!
      Estou fazendo uma pesquisa sobre a história da Igreja Assembléia de Deus em Itabaianinha e estou precisando das fotos dos pastores Jaime Mota, Elísio Palma e Gerson Linhares alguma das irmãs podem me ajudar?

      Responder Comentário
  3. Sara Souza Lima
    Sara Souza Lima fevereiro 07, 18:41

    A paz do Senhor Jesus,
    Sou filha do Pr. Manoel Avelino de Lima. Nasci em Lagarto no período que o meu pai pastoreou. Era característica dele, aonde chegar construir templos. ( in memória 09 de abril de 2014). Saudades.

    Responder Comentário

Escrever Comentário

<