Jovem Interativo

JOVEM INTERATIVO – Rompendo Limites pela Fé!

Movimento ateu usa aplicativo da Bíblia para afastar jovens da fé

Movimento ateu usa aplicativo da Bíblia para afastar jovens da fé
novembro 08
07:19 2013

 

Ler a Bíblia usando o celular ou o tablet é algo cada vez mais comum. O programa mais usado para isso é o YouVersion, aplicativo gratuito criado por uma equipe da igreja Lifechurch. Seu objetivo é a aumentar o acesso e envolvimento com a Bíblia. Lançado em julho de 2008, já atingiu 115 milhões de usuários. Com uma “biblioteca de traduções” (mais de 700) é um dos aplicativos mais populares de todos os tempos, estando presente em um a cada 20 aparelhos no mundo.

Um dos motivos de sua popularidade é que além do texto bíblico, ele permite aos internautas utilizarem marcadores de versos através de e-mail, Twitter e Facebook e blogs. Além disso, o aplicativo oferece ainda mais de 190 planos de leitura da Bíblia diferentes e uma espécie de chat.

Porém, seus criadores não esperavam que o programa poderia ser usado para afastar as pessoas do cristianismo. Um grupo de ateus militantes baixou o aplicativo e o está usando para questionar as suas convicções.

Formada em química, Lauren, 22, é uma das pessoas que não está interessada em aprofundar seu conhecimento bíblico, mas sim tentar derrubar o que chama de “mitos”.

“Conheço um monte de ateus que abandonaram a fé após realmente lerem a Bíblia ao invés de apenas crer nas historinhas bonitinhas que eles contam na igreja”, explica. “Ler a história completa, com todas as suas contradições, relatos de violência e sexismo, deve fazê-lo pensar, ‘É realmente nisso o que eu acredito? Foi isso que aconteceu comigo”.

Bobby Gruenewald, o pastor de inovações da Igreja Lifechurch diz que está ciente dessas tentativas. “Mas vejo isso como uma vitória, pois traz a Bíblia para a conversa diária. Acho que é uma coisa positiva”, explica

Lauren conta que faz parte de um grupo que procura no Twitter alguém que reproduza no microblog um versículo da Bíblia copiado do YouVersion, em especial para falar contra o casamento gay. “Então procuro uma das muitas passagens da Bíblia que se referem a diferentes tipos de casamento, como homens com várias esposas. Então, os copio e envio como resposta”, explica. “A maioria das vezes as pessoas simplesmente me ignoram, mas alguns querem realmente pensar sobre isso”.

Tom Amon, 37, é outro ateu que usa o aplicativo YouVersion para tentar conversar online com os cristãos que creem na Bíblia. “É gratuito, tem bons recursos de pesquisa para… mas é ridículo… Isso deveria ser a Palavra de Deus, mas quando você muda de uma versão para a outra, pode ver o quanto o sentido do texto muda”.

Adam Wright, estudante de enfermagem de 26 anos, conta que baixou o YouVersion, pois sentiu que precisava conhecer mais a Bíblia. Ex-mórmon, ele hoje se considera ateu após ter lido a Bíblia toda. Às vezes, usa o iPhone para debater com cristãos. “Uma menina na minha sala de aula tinha uma tatuagem sobre Jesus. Eu perguntei se ela sabia que em Levítico diz que você não deve ter tatuagens. Ela disse que não era verdade. Abri o aplicativo e mostrei-lhe o verso”.

Enquanto a maioria dos ateus procuram proibir a leitura da Bíblia, “os mais jovens gostam desse tipo de discussão”, disse Hemant Mehta, um blogueiro especialista em movimento ateu entre os jovens. ”Eles gostam de usar a Bíblia para reforçar o que dizem.. Nada faz você ser ateu mais rápido do que ler a Bíblia. É um dos efeitos colaterais dessas Bíblias grátis e de fácil acesso”, dispara. Com informações de Religion News e Charisma News.

0 Comentário

Ainda não há comentários!

Deixe-me contar-lhe uma história triste! Não existem comentários ainda, mas você pode ser primeiro a comentar este artigo.

Escrever Comentário

Escrever Comentário

<