Jovem Interativo

JOVEM INTERATIVO – Rompendo Limites pela Fé!

‘Os Anéis do Poder’: série baseada em livros de autor cristão estreará em breve

‘Os Anéis do Poder’: série baseada em livros de autor cristão estreará em breve
agosto 25
18:17 2022

A série Anéis do Poder, derivada de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon, tenta dar seguimento ao trabalho do falecido autor cristão JRR Tolkien de forma honesta, explorando as complicadas histórias de origem de alguns dos maiores heróis e antagonistas da Terra Média, do elfo real Galadriel ao vilão Sauron.

O mundo de elfos, anões, hobbits e humanos na Terra Média imaginado pelo escritor cristão e trazido à vida na trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, é intrincado e definido por uma luta perpétua entre o bem e o mal, escuridão e luz, heroísmo e vilania.

Esse relato foi feito pelos atores da série em entrevista ao portal The Christian Post numa entrevista em que compartilharam como o drama, ambientado durante a fictícia Segunda Era, milhares de anos antes dos eventos dos livros O Hobbit (que também foi adaptado em uma trilogia para o cinema) e O Senhor dos Anéis, dão uma visão maior do mundo fantástico que o falecido autor criou.

A atriz Morfydd Clark interpreta Galadriel, que ao longo da trilogia O Senhor dos Anéis é definida por sua graça, sabedoria e poder. Mas Os Anéis do Poder apresenta uma Galadriel jovem, ambiciosa e um tanto equivocada, que embarca em uma missão perigosa após a morte de um de seus irmãos.

Dar vida a um personagem tão icônico de uma nova maneira foi “assustador”, disse a atriz: “Ela não é apenas mágica, mas também é meio mágica entre os mágicos; ela é como uma lenda viva”.

“E foi interessante porque eu não acho que ela incorpora o nível de sabedoria e serenidade que conhecemos que ela um dia terá. E então foi meio que explorar quais são os limites dela, neste ponto da Terra Média, que é milhares de anos antes de O Senhor dos Anéis. E ela é, até certo ponto, mais inocente. Há uma ingenuidade, que eu acho que se manifesta através da arrogância. E vão acontecer coisas que nem ela poderia prever”, acrescentou Morfydd Clark.

Bem contra o mal

Embora O Senhor dos Anéis não seja uma obra francamente religiosa, Tolkien era um cristão devoto que notoriamente via seu trabalho como uma maneira de levar o Evangelho às massas, explorando temas do bem e do mal, o poder da redenção e a universalidade do pecado.

Acadêmico de Oxford, Tolkien – que morreu em 1973 – é apontado como o pregador responsável pela conversão de C. S. Lewis, seu amigo e colega, autor de As Crônicas de Nárnia.

E a escuridão, a influência corruptora do anel (uma representação do poder) e a mortalidade humana são todos tecidos semelhantes em Os Anéis do Poder – temas que tornam O Senhor dos Anéis tão universais, segundo o ator Trystan Gravelle, que interpreta Pharazôn, conselheiro da Rainha-Regente de Númenor.

“Eu acho que há um tema comum de morte que permeia a obra [de Tolkien]; está sempre lá, está em toda parte. Mesmo com elfos que podem viver para sempre, eles ainda podem morrer. Eu acho que é como nós encaramos isso, e então eu acho que isso mostra o caráter do indivíduo que está enfrentando a morte e como eles lidam com isso. Existem dois campos, então, sobre se eles aceitam ou não seu destino. Acho que é isso; é uma aceitação da morte”.

Gravelle acrescentou: “Acho que todos se perguntam por que estão aqui e para onde estão indo, e isso pode ser uma coisa assustadora – no centro disso estão os mesmos medos, os mesmos pensamentos e o mesmo tipo de procrastinação que temos. Acho que são universais, acho que são atemporais e acho que [isso ressoa] com as pessoas”.

Mas Os Anéis do Poder também destaca a beleza, a unidade e o desejo de um mundo mais perfeito. Para dar vida à Terra Média, a Amazon utilizou um orçamento estimado de US$ 465 milhões, tornando-se a série mais cara já produzida.

Filmado na Nova Zelândia – assim como os seis filmes da saga – é visualmente impressionante, justapondo a idílica capital élfica de Lindon e o reino insular de Númenor à escuridão das Montanhas Sombrias.

Para derrotar os poderes das trevas, grupos historicamente conflitantes dessas várias regiões são forçados a se unir: elfos e humanos, hobbits e anões: “Acho que a variedade só nos torna mais ricos; existem tantos grupos diferentes neste mundo que todos têm seus próprios mitos e lendas e o tipo de coisa que faz a vida valer a pena para eles”, comentou Morfydd Clark, refletindo sobre a diversidade retratada na série.

“A razão pela qual eu amo a criação dos hobbits é que eles são essas criaturas que podem ser vistas como fracas porque são pequenas, não podem lutar em batalha, não vivem para sempre. Mas o que eles fazem é viver verdadeira e completamente. E uma Terra Média tem que ser segura para eles como é para os elfos, os anões, os homens. E acho que isso é uma coisa muito bonita de se tirar disso, que até que estejamos todos seguros, ninguém está”, ponderou.

Família

A beleza da família e dos relacionamentos também são um ponto focal da série, já que Tolkien era notoriamente meticuloso ao documentar genealogias ancestrais fictícias. A relação conjugal entre o príncipe anão Durin IV (Owain Arthur) e sua esposa, a princesa Disa (Sophia Nomvete), por exemplo, é fortemente apresentada pela série.

“O que estamos vendo com Disa é amor, amor verdadeiro, como amor verdadeiro e respeito verdadeiro e verdadeira unidade, e como lidar com as crianças no final de uma noite quando elas precisam ir para a cama, e como mover montanhas e discutir ser herdeiro do trono e tudo mais”, disse Sophia Nomvete.

“Acho que tocamos muito nisso e como as raças se combinam… há esse tipo de tapeçaria tecida da vida doméstica combinada com uma quantidade épica de magia, poder e possibilidade, o que é ótimo”, acrescentou a atriz.

Embora a série destaque alguns dos personagens mais amados da Terra Média, ele também apresenta novos – e como resultado, Os Anéis do Poder despertou preocupação entre alguns admiradores de Tolkien de que a série não soará fiel à intenção original do autor.

No entanto, os criadores do programa supostamente trabalharam com especialistas em Tolkien, incluindo o neto do escritor, Simon Tolkien, para criar novos personagens.

Charlie Vickers, que interpreta um desses novos personagens – Halbrand, um humano sobrevivente de um naufrágio em busca de um recomeço – apontou que seu personagem, por exemplo, tem uma forte semelhança com Aragorn e Boromir, heróis de O Senhor dos Anéis:

“Ele tem esse senso de destino, o senso de responsabilidade por algo em seu passado que está deixando para trás, e está tentando seguir em uma direção diferente”, descreveu Vickers.

O elenco enfatizou que, embora Os Anéis do Poder seja uma fantasia destinada a permitir que os espectadores “escapem” para um mundo alternativo por um momento, ainda assim fala da experiência humana universal de “amizade, amor e esperança ao invés de desespero” — elementos que tornam o trabalho de Tolkien tão amado e atemporal.