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A PRÁTICA DOCENTE E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

A PRÁTICA DOCENTE E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
novembro 18
17:15 2013

            O trabalho docente requer constante reflexão e aprofundamento porque é complexo e interativo, uma vez que produz resultados sobre o humano.No mundo contemporâneo, o papel do educador passa a ser cada vez mais importante, pois o docente é o principal responsável por mediar o saber, bem como o conhecimento. O aprender é um processo contínuo, abrem-se novas demandas, novas janelas e novos horizontes e a prática docente também tende a sofrer mudanças, pois é necessário que o professor acompanhe as mudanças existentes no mundo para aperfeiçoar sua prática. Dentre tais mudanças, destacamos as tecnologias acessíveis, disponíveis e adequadas, a preparação profissional nos aspectos intelectual, emocional e comunicacional e a busca por soluções para os dilemas enfrentados.

            O novo perfil do docente é o de facilitador, reflexivo, mediador do conhecimento, bem como construtor de novos conhecimentos. Atualmente, o professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas e como cidadãos.

            Destacamos, ainda, que a formação inicial e permanente do docente, estará centrada fundamentalmente na gênese do pensamento prático pessoal, incluindo os processos cognitivos e afetivos, que se interpenetram, determinando a atuação do professor. Percebemos que, com os desafios da contemporaneidade, cada docente tem repensado as práticas buscando atender com responsabilidade e compromisso as necessidades da educação regente. Sempre será preciso capacitar-se e estar em sintonia com a tecnologia atual para formar cidadãos críticos e convictos da realidade que os espera.

            É necessário, então, que o docente tenha uma postura crítica de intervenção educativa, baseada no ponto de vista dos pressupostos ideológicos e comportamentais subjacentes, fazendo surgir uma nova educação, sendo esta mais ampla, versátil, contínua e criativa, para, enfim,ultrapassar a fundamentação técnica e fragmentada, agindo em situações novas e problemáticas, que conduzam a ações decisórias e a capacidade de iniciativa, através de uma postura flexível, permeada por uma visão sistêmica e estratégica.

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