Jovem Interativo

JOVEM INTERATIVO – Rompendo Limites pela Fé!

Assembleia Legislativa de SP apoia planos de Bolsonaro para indicação de evangélico ao STF

Assembleia Legislativa de SP apoia planos de Bolsonaro para indicação de evangélico ao STF
novembro 06
12:47 2019

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) elogiou a iniciativa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em declarar que pretende indicar um evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em moção enviada ao STF, a Alesp aplaudiu o anúncio do presidente Bolsonaro – feito meses atrás – de que indicará um jurista “terrivelmente evangélico” para a posição de ministro da Corte.

Ao longo de seu mandato, Bolsonaro deverá indicar dois integrantes ao STF, já que os ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello deverão se aposentar compulsoriamente ao completarem 75 anos, como prevê a legislação em vigor.

Segundo informações do portal Pleno News, o documento da Alesp destaca que o STF deve ser plural ao ter “pelo menos um representante da classe evangélica” e afirma que “o tema homofobia adentra aos meandros de uma sociedade multipartidária”, o que exige uma maior representatividade social dos ministros.

A polêmica em torno da “criminalização da homofobia” vem se arrastando ao longo dos últimos anos, e no último mês de maio o STF formou maioria para enquadrar crimes de preconceito contra homossexuais e transexuais de maneira equivalente ao racismo. Na ocasião, chegou a seis o número de ministros da que votaram nesse sentido.

Em julho deste ano, Bolsonaro compareceu a um culto realizado na Câmara dos Deputados, e no discurso acrescentou que indicará ao órgão um ministro que “será terrivelmente evangélico”.

“Não me venha a imprensa dizer que eu quero misturar a Justiça com religião. Todos nós temos uma religião ou não temos. E respeitamos, um tem que respeitar o outro. Será que não está na hora de termos um ministro no Supremo Tribunal Federal evangélico?”, disse o presidente, à época.