Jovem Interativo

JOVEM INTERATIVO – Rompendo Limites pela Fé!

MAS POR QUÊ? (Jeremias 13.1-11)

MAS POR QUÊ? (Jeremias 13.1-11)
maio 06
21:17 2014

download

Deus dá a Jeremias três ordens claras, mas sem muito sentido inicialmente. A primeira delas era comprar um cinto de linho e colocá-lo sobre os lombos, mas sem molhá-lo antes. O linho era um tecido caro na época e simbolizava a “amizade íntima proporcionada pela aliança de Judá com Deus” (Bíblia da Mulher). Sem dúvida, Deus queria falar algo com ele. Então, sem questionar, e talvez até gostando desse ato profético, Jeremias faz exatamente o que Deus mandou.

Um tempo depois (a Bíblia não esclarece quanto tempo), o profeta ainda continua usando seu cinto, quando Deus fala novamente com ele. Eis a segunda ordem: ir até o rio Eufrates e esconder o cinto na fenda de uma rocha. O detalhe é que esse rio ficava a centenas de quilômetros de Judá, local onde Jeremias estava. Seria uma viagem de muitos dias e a pé!

Lá vai ele. Creio que no mínimo curioso pra conhecer o propósito do Senhor com aquilo. “O que será que Deus quer revelar-me?”. Jeremias esconde o cinto como Deus o havia ordenado.

A terceira ordem do Senhor veio depois de muitos dias: voltar ao Eufrates e pegar o cinto. Voltar! Isso quer dizer que após esconder o cinto, ele saiu de lá. É bem provável que tenha regressado a Judá.

Chegando ao rio e cavando o local onde estava o cinto, Jeremias o encontra apodrecido, para nada mais prestava. Acredito que naquele momento a curiosidade do profeta foi aguçada. O que Deus falaria através daquele objeto? Um simples cinto de linho que continha a mensagem do Todo Poderoso.

Deus então começa a desvendar o mistério e revela ao profeta toda a mensagem simbolizada por aquela alegoria: lugar de cinto é nos lombos. Cinto no lugar errado apodrece e para nada presta. Assim também é o povo que Deus escolheu. Nosso lugar é ao lado do Senhor. Devemos estar com Ele, ouvindo-O e obedecendo-O. Escolhidos longe do Pai apodrecem e para nada servem.

Apesar de essa ser a mensagem central desse trecho, Deus tratou algo mais específico no meu coração. Questionamento. Durante a leitura, eu usei de vários porquês. Por que fazer Jeremias usar o cinto antes? Por que o esconder tão longe? Por que justamente o Eufrates se existiam outros rios mais próximos? Por quê? Por quê? Por quê?

Jeremias não questionou! Comprou o cinto, usou-o, andou centenas de quilômetros, escondeu-o, voltou pra Judá, foi ao Eufrates novamente, pegou o cinto de volta, sem reclamar!

Então eu aprendi que para Deus não se pergunta “Por quê?”. Ele é Senhor. Não precisamos saber os motivos, mas confiar. Não importa o que aconteceu, o que está acontecendo ou o que irá acontecer, confie no Senhor! Por quê? Por que Ele nos ama!

“Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós,

como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?”

(Romanos 8:32)

 

0 Comentário

Ainda não há comentários!

Deixe-me contar-lhe uma história triste! Não existem comentários ainda, mas você pode ser primeiro a comentar este artigo.

Escrever Comentário

Escrever Comentário

<