Jovem Interativo

JOVEM INTERATIVO – Rompendo Limites pela Fé!

Canais no YouTube falam de música cristã brasileira

Canais no YouTube falam de música cristã brasileira
novembro 28
22:30 2016

Abordagens históricas, noticiosas, humor e até reviews de discos são encontrados

Enquanto a música cristã contemporânea brasileira tem suas linhas narrativas contadas a cada ano, os registros se enriquecem com a chegada das mídias digitais. O YouTube, conhecido por suas produções de usuários de todo o mundo, recebe também, atualmente, produções audiovisuais acerca da música cristã brasileira.

A proposta é diversa. Alguns usam a criatividade e o talento para sátira; outros usam conhecimentos jornalísticos, em histórias de portais consolidados, para trazer conteúdo relevante e interativo. Outros, por sua vez, desafiam a “memória curta” e resgatam discos e artistas antigos. Confira a história de alguns destes canais.

Gospel no Divã

Hoje um dos portais de maior notoriedade e credibilidade dentre a imprensa web evangélica, o Gospel no Divã foi fundado em 2008 pelo jornalista carioca Rafael Ramos. Formado desde o ano de 2010, segundo ele, a proposta do portal era de unir música e jornalismo, duas de suas paixões. O canal, por sua vez, surgiu em 2009, destinado à publicar entrevistas e cobertura de eventos.

Seu companheiro de trabalho e também jornalista, Raphael Teodoro, chegou à equipe do portal em 2012. Com uma ideia proposta por Teodoro e, unindo a sinergia entre os dois, o canal do Gospel no Divã acabou se tornando um complemento ao portal e, hoje, com um formato vlog estabelecido há um mês, alcançou cerca de 12 mil visualizações.

As referências e influências, segundo os dois, são diversas. “Uma das minhas referências, sem dúvida, é o canal Pipocando que trata sobre cinema e séries dessa forma: passando informação de uma forma bem descontraída”, afirmou Ramos. “Além do Pipocando, também buscamos referências em outros canais como Omelete, Carol Moreira, Mirian Castro, Meus 2 Centavos, Quantos minutos quisermos, General Nerd, Nerd Rabugento”, acrescentou Teodoro.

Vitrola Alternativa

Uma das melhores formas de relembrar ou conhecer o legado de desbravadores e pioneiros da música é tendo acesso à estes trabalhos. Com seu acervo de vinis, Dan Santos constituiu um canal em que seu conhecimento lhe garante a maior parte do conteúdo.

Segundo ele, seu acervo é, em grande parte, de origem familiar. “Acredito que do acervo que tenho hoje, 90% eu escuto desde criança, seja na casa do meus avós ou tios. Por situações diversas, esses discos acabaram vindo direto pra mim. Muita gente pensa em se desfazer seja por não ter mais como usar, ou por ocupar espaço e já ter outra forma de escutar as músicas”.

Pela negligência existente com a historiografia musical evangélica, Dan acredita que seu trabalho seja uma forma de resgate. “Até porque acredito que não é muito o forte da nossa cultura no meio cristão valorizar tanto a história musical como é no meio popular, e acho importante acolher a galera que talvez se sinta hoje um pouco “deslocada” por não se identificar com a maior parte dos trabalhos atuais”, ponderou.

Guto Paródias

Fruto de um trabalho que se consolidou em 2014, a vida de Guto Wivilli Quitanda mudou com a popularidade de seu canal na rede. Chegou a estar no Programa da Eliana duas vezes, com conteúdos do segmento religioso e não-religioso.

A ideia de seu canal é de retratar aspectos cômicos de diferentes meios. Isso chama a atenção de fãs, lideranças evangélicas e artistas, seja a favor do produtor ou contra. “Eu já vi muito jovem se encrencar com o pastor ou líder da mocidade por compartilhar e assistir minhas paródias gospel”. Mas, ao mesmo tempo, o jovem pondera que os artistas estão mais abertos ao humor que produz.

Acerca da experiência na televisão, Guto comemorou a participação. “Viajei para São Paulo com tudo pago duas vezes esse ano. A experiência é maravilhosa de conhecer os bastidores que eu tinha tanta curiosidade de ver. Espero que surjam outras oportunidades”.

Mix Gospel Ceará

Por meio de um trabalho realizado ao longos em portais como o Guia-me, Karlos Aires expandiu sua produção com uma extensão de seu blog criado ainda em 2009, o Mix Gospel Ceará, nas plataformas de vídeo. Com o canal, o jornalista produz reviews de álbuns, entrevistas e bastidores de eventos de artistas nacionais e internacionais.

A Estante Musical, uma de suas principais séries, faz críticas de discos em formato vlog. “Como colecionador e pesquisador musical eu tenho me empolgado bastante com o conhecimento, tanto na história da música cristã (ou não) dentro e fora do Brasil, além de procurar entender o atual cenário fonográfico”.

Apesar de não conseguir se sustentar financeiramente apenas com blog, Karlos continua a atuar e se diz satisfeito em ver seus textos publicados. “Sou muito grato pelas parcerias que já geramos juntos com gravadoras e produtoras de filmes”. Ele afirma, também, que percebe uma mudança no perfil do público evangélico nos últimos anos, com interesses mais comerciais.